CÍTARA * Espiritualismo & Yoga

COMUNIDADE INICIÁTICA DO TRATAMENTO DA ALMA, REGENERAÇÃO E ASSISTÊNCIA

ESTA É UMA PÁGINA NÃO SÓ DOS FILÓSOFOS TRADICIONAIS, MAS TAMBÉM DAQUELES PENSADORES, EDUCADORES E CIENTISTAS QUE CONTRIBUÍRAM COM ALGO RENOVADOR PARA A HUMANIDADE.
ESTUDOS FILOSÓFICOS

Etimologicamente, a palavra "filosofia" vem do grego "philosophía". Seu significado é "amor à ciência, ao conhecimento ou ao saber" (philía (φιλία) = amizade, amor; sophia (σοφία) = saber, sabedoria). De "sophia" decorre a palavra "sophos" (σοφός), que significa "sábio", "instruído".
Segundo alguns autores, o termo "filosofia" (φιλοσοφία) surgiu com Pitágoras (autor que veremos mais adiante). Assim foi designado, por reunir aquelas pessoas que guardavam afinidade ou amizade pela sabedoria; eram os amantes do saber, do conhecimento, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância. É a investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassando a opinião irrefletida do senso comum que se mantém cativa da realidade empírica e das aparências sensíveis. No âmbito das relações com o conhecimento científico, é o conjunto de princípios teóricos que fundamentam, avaliam e sintetizam as ciências particulares, contribuindo para o desenvolvimento de muitos destes ramos do saber. Na dimensão metafísica, é o conjunto de especulações teóricas, que compartilham com a religião, a busca das verdades primeiras e incondicionadas, tais como as relativas à natureza de Deus, da alma e do universo, mas utilizando procedimentos argumentativos, lógicos e dedutivos. No que diz respeito à relação entre teoria e prática, é o pensamento inicialmente contemplativo, em que o ser humano busca compreender a si mesmo e a realidade circundante, e que determinará o seu caráter prescritivo ou prático, voltado para a ação concreta e suas consequências éticas, políticas ou psicológicas.
A filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: mente (pensar), matéria, razão (lógica), demonstração e verdade. Didaticamente, a filosofia divide-se em:
-
Epistemologia ou teoria do conhecimento: é o estudo do conhecimento em si.
-
Filosofia da ciência: estuda o que é a ciência, como essa diferencia de outras formas de conhecimento, o método científico, entre outros temas.
-
Ética: trata do certo e do errado, do bem e do mal.
-
Filosofia da arte ou estética: trata do belo.
-
Lógica: trata da preservação da verdade e dos modos de se evitar a inferência e raciocínio inválidos.
-
Metafísica: trata de questões como a existência de Deus, a natureza da mente humana, o livre-arbítrio entre outras.
Podemos colocar a filosofia em dois contextos, culturas ou tradições: a filosofia ocidental e a oriental.
A filosofia ocidental está dividida didaticamente em 4 períodos,
conforme as Idades da Civilização:
-
Filosofia Antiga ou Clássica (séc. VII a.C. - VI d.C.);
-
Filosofia Medieval (séc. VI d.C. - XV d.C.);
-
Filosofia Moderna (séc. XV d.C. - XVIII d.C.);
-
Filosofia Contemporânea (séc. XVIII d.C. - atualidade).
A filosofia oriental está dividida de acordo com a cultura e as
tradições de seus povos:
-
Filosofia Egípcia Antiga
-
Filosofia Indiana (Hindu e Budista);
-
Filosofia Chinesa;
-
Filosofia Judaica;
-
Filosofia Islâmica (Árabe, Persa, Turca, Libanesa e Moura).

CRONOLOGIA DA FILOSOFIA

(1900 d.C. - 1986 d.C.) Mikhaël Aïvanhov